sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Módulo V - SALA DE ESTAR E JANTAR


Entre os espaços interiores, a sala de estar foi um dos ambientes que apresentou maiores alterações ao longo dos tempos. No século XIX, era frequente o uso de duas salas: . sala para recepções e encontros sociais . sala para o uso diário. A sala de estar, espaço feminino, era o local onde a mulher apresentava os trabalhos manuais. A sala de jantar, espaço masculino, deveria representar a figura sólida do chefe da casa.


No início século XX, o espaço de estar sociabiliza-se.
Surgem além das salas de visitas, o escritório e o fumoir.
No pós–guerra, surgem alterações significativas no espaço residencial, o living - sala de estar, liberta de divisões, integrando continuamente estar e jantar.








Módulo IV - COZINHA






A cozinha colonial, devido a influencia portuguesa, era localizada nos fundos da casa, próxima aos quintais.
Era comum no início século XIX, a existência de duas cozinhas:
. a interna, contígua à zona estar, frequentada pelas senhoras.
. a externa, comandada pelas cozinheiras escravas.









Hoje no espaço doméstico contemporâneo encontramos também duas cozinhas:
. cozinha funcional, comandada pela empregada doméstica.
. cozinha gourmet, comandada pelos chefes de cozinha, integrada a área de lazer.

Módulo VI - Banheiro






Nas casas coloniais não havia um espaço apropriado para a higiene. Eventualmente encontrava-se uma «cadeira retrete» onde se colocava o urinol. Os banhos eram sempre resolvidos nos interiores dos quartos, em bacias de cobre ou louças.



Hoje, o banheiro passou a ser uma extensão tanto do quarto individual quanto de casal.O culto ao corpo e a preocupação excessiva com o bem-estar, transformaram os banheiros em verdadeiras salas de banho. Possuir mais de um banheiro nas residências, passou a ser símbolo de status. Surgem as suítes master exclusivas para o casal, reservando espaços distintos a cada sexo, permitindo uma privacidade maior.