INTERIORES | LAZER&CULTURA POR REDAÇÃO - 04/04/2011
Se a maneira como planejamos e decoramos nossas casas é também um retrato do lugar e da época em que vivemos, as casas brasileiras não poderiam deixar de refletir, por fora e por dentro, a influência portuguesa na formação cultural do Brasil. Essa é a tese por trás do livro Interiores no Brasil, da designer de interiores Maria Lúcia Machado, lançado nos últimos dias de março pela editora Olhares.
Fruto da dissertação de mestrado da autora, defendida em Lisboa, a obra conta, por meio de textos e fotos, como as artes decorativas tipicamente portuguesas chegaram ao Brasil e influíram historicamente na composição dos espaços domésticos do nosso país. Trata-se de um estudo comparativo de arquitetura de interiores e decoração nos dois lados do Atlântico – Portugal e Brasil.
O livro narra a incorporação, ainda no período c
olonial, de elementos como azulejos, chitas, rendas de bilros e pedras portuguesas às casas brasileiras. Traça depois a evolução do uso destes elementos, e expõe como foram reinterpretados ao longo dos séculos, até chegar à obra de artistas contemporâneos cujo trabalho valoriza as tradições portuguesas, como Adriana Varejão e Joaquim Tenreiro.
A galeria abaixo traz um pouco da viagem histórica da autora por dentro de algumas das casas mais importantes do passado brasileiro.
Interiores no Brasil: a influência portuguesa no espaço doméstico Maria Lúcia Machado Olhares 140 páginas Março / 2011 Livraria Cultura; www.livrariacultura.com.br
Para ver a matéria completa clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário